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Quanto custa abrir uma loja de dropshipping no Brasil em 2024?

Quanto custa abrir uma loja de dropshipping no Brasil em 2024?

Se você está pensando em abrir uma loja online no Brasil e quer evitar o investimento inicial em estoque, o dropshipping pode ser a solução ideal. 

Esse modelo de negócios permite que outra empresa envie os produtos diretamente para o seu cliente, sem que você precise armazenar nada. 

Mas, afinal, quanto custa começar um negócio de dropshipping no Brasil em 2024? Continue lendo e descubra o que precisa para montar a sua loja sem estoque!

O cenário global e o ponto de partida no Brasil

Antes de falarmos dos custos no Brasil, vale a pena olhar para o que acontece em outros países, por isso, usaremos como referência a pesquisa How much money have you invested to build and launch your online dropshipping business?.

Realizada pela Statista na França em 2019, o estudo pode ser traduzido como “Quanto dinheiro você investiu para construir e lançar seu negócio de dropshipping online?”.

O resultado demonstrou que pessoas que já tinham uma loja de dropshipping gastaram, em média, entre 100 e 500 euros para começar. 

Porém, para quem estava apenas planejando abrir uma loja, as pessoas disseram que iriam gastar cerca de 10% a mais desse valor, conforme infográfico abaixo:

Convertendo esse montante para o Brasil em 2024, é necessário levar em conta a diferença cambial e a inflação local. 

Em 12 de setembro de 2024, o euro vale aproximadamente R$6,25, o que transforma esses 100 a 500 euros em algo entre R$625 e R$3.125. 

No entanto, devido à inflação de 4,3% prevista para o país no Boletim Focus mais recente, os custos acabam sendo um pouco mais altos.

Além disso, é importante lembrar que esse é só um chute, pois o valor real pode ser maior ou menor dependendo de vários fatores, conforme falaremos adiante.

Quanto custa começar um negócio de dropshipping no Brasil em 2024?

Se você já tem uma loja online e deseja adotar o modelo de dropshipping, provavelmente gastará entre R$700 e R$3.500 para adaptar seu negócio. 

Esse investimento pode variar dependendo das ferramentas que você já possui, como hospedagem de site e integrações com fornecedores nacionais e/ou internacionais.

Agora, se você está apenas planejando abrir sua loja de dropshipping, a estimativa é de que os custos sejam um pouco mais altos, variando entre R$770 e R$3.850. 

Esse acréscimo de cerca de 10% reflete a preparação inicial necessária, como registro de domínio, criação de um site do zero e implementação de ferramentas de marketing.

Quais são os custos iniciais de uma loja de dropshipping?

Os valores abaixo não são definitivos, no entanto, cobrem vários aspectos essenciais para a criação e operação de uma loja de dropshipping. Confira:

Domínio e hospedagem de site

Ter seu próprio domínio e uma boa hospedagem é essencial para o sucesso de sua loja. Um domínio customizado passa profissionalismo, enquanto uma boa hospedagem garante que seu site funcione sem interrupções.

Para te auxiliar nessa jornada, use de forma gratuita o  Melhor Domínio para buscar registros de domínios com auxílio do ChatGPT. Confira a explicação de Bruno Brito, CEO da Empreender, empresa responsável pela ferramente:

Por fim, dedique um tempo para conhecer plataformas para hospedar lojas virtuais, alguns exemplos são: HostGator, Hostinger, GoDaddy e Locaweb.

Plataforma de e-commerce

A escolha de uma plataforma para gerenciar sua loja online é uma das decisões mais importantes para negócios digitais

Portanto, leve em conta as funcionalidades desejadas e preços que caibam em seu orçamento. As principais plataformas de e-commerce são:

Para saber o custo estimado, vale a pena fazer um comparativo entre as plataformas e escolher a que atende melhor as suas necessidades.

Além disso, dê preferência aquelas que oferecem planos gratuitos ou com preços mais acessíveis para começar.

Ferramentas de dropshipping

As plataformas de e-commerce mencionadas acima oferecem integrações com aplicativos especializados na venda sem estoque, como o Dropi.

Afinal, para facilitar o gerenciamento de produtos, pedidos e fornecedores, você precisará investir em uma ferramenta de dropshipping. 

O Dropi disponibiliza um teste de três dias sem custos para os lojistas e tem os seguintes planos conforme os fornecedores escolhidos: Dropnacional, AliExpress, CJ Dropshipping FFOrder (3 Cliques). Veja: 

AliExpress

Plano Básico

Gratuito;

5% de taxa de transação;

Fornecedores AliExpress;

Limite de 10 produtos;

Importação de avaliações do AliExpress.

Plano Iniciante

R$ 45 por mês;

Sem taxa de transação;

Fornecedores AliExpress;

Limite de 50 produtos;

Importação de avaliações do AliExpress.

Plano Profissional

R$ 89 por mês;

Tudo do Plano Iniciante;

Sem taxa de transação;

Fornecedores Nacionais;

Fornecedores CJ Dropshipping;

Limite de mil produtos.

Diamante Plus

R$ 250 por mês;

Tudo do plano Profissional;

Sem limite de produtos.

CJ Dropshipping

Plano Profissional

Teste grátis por três dias;

R$ 89,00 por mês;

Sem taxa de transação;

Fornecedores Nacionais;

Fornecedores AliExpress;

Fornecedores CJ Dropshipping;

Limite de 1.000 produtos.

Diamante Plus

R$250,00 por mês;

Tudo do plano Profissional;

Sem limite de produtos.

3 Cliques (FFOrder)

Plano Básico

Gratuito;

5% de taxa de transação;

Fornecedores FForder;

Fornecedores AliExpress;

Limite de 10 produtos;

Importação de avaliações do AliExpress.

Plano Iniciante

R$ 45 por mês;

Sem taxa de transação;

Fornecedores FForder;

Fornecedores AliExpress;

Limite de 50 produtos;

Importação de avaliações do AliExpress.

Plano Profissional

R$ 89 por mês;

Tudo do Plano Iniciante;

Sem taxa de transação;

Fornecedores Nacionais;

Fornecedores CJ Dropshipping;

Limite de mil produtos.

Diamante Plus

R$ 250 por mês;

Tudo do plano Profissional;

Sem limite de produtos.

Marketing digital

Para atrair clientes, você precisará investir em marketing digital para e-commerce. Isso inclui campanhas pagas em redes sociais, Google Ads e até mesmo contratar um influenciador e negociar permutas ou pagamento em dinheiro.

Nesse contexto, uma boa alternativa é o aplicativo Ovni, que custa apenas R$49,00 por mês para a criação de até 10 campanhas, além de te ajudar a encontrar o influencer ideal para o seu nicho e público-alvo. Saiba como:

Desse modo, perceba que o custo estimado para o seu negócio depende muita da sua estratégia e alcance.

Aproveite e leia também: TikTok para empresas: 7 razões para usar a rede social e vender mais!

Design e desenvolvimento do site

Se você optar por criar um site mais personalizado, poderá precisar contratar um designer ou desenvolvedor para configurar tudo. No entanto, muitos lojistas, utilizam templates prontos.

Essa é uma excelente alternativa para reduzir os custos e aplicativos como Landing Page, tornam esse processo ainda mais fácil, com a edição de páginas no modelo arrasta e solta, dispensando conhecimentos técnicos e investimentos exorbitantes. Veja os planos:

Plano Iniciante 

R$ 49,00 por mês;

Criação de páginas (Até 10);

Adicionar domínio/subdomínio personalizado (Até 1).

Plano Pro

R$ 99,00 por mês;

Criação de páginas (Até 100);

Adicionar domínio/subdomínio personalizado (Até 10).

Plano Mestre

R$ 149,00 por mês.

Criação de páginas (Até 200).

Adicionar domínio/subdomínio personalizado (Até 20).

A melhor parte é que o app Landing Page possui integração com o Dropi, desse modo, é possível criar páginas de alta conversão para sua loja de dropshipping em poucos cliques e minutos. Confira:

Quais fatores podem influenciar no custo da sua loja de dropshipping?

Os valores apresentados são apenas uma estimativa. Afinal, dependendo das suas escolhas e do tamanho do seu negócio, os custos podem ser maiores ou menores. 

Conheça alguns dos principais fatores que podem afetar o custo de abertura da sua loja de dropshipping no Brasil:

  • Tamanho da loja: quanto maior for a quantidade de produtos que você planeja vender, mais caros serão os planos de hospedagem e as ferramentas que você utilizará;
  • Nicho de mercado: o nicho escolhido também impacta o custo. Alguns nichos, como o de eletrônicos ou moda, podem exigir investimentos maiores em marketing e em estratégias de SEO para se destacar da concorrência;
  • Personalização do site: se você optar por um site mais simples, utilizando templates gratuitos ou planos básicos de plataformas, seus custos serão menores. Mas, se optar por uma experiência mais personalizada, os custos aumentarão;
  • Ferramentas e integrações adicionais: quanto mais ferramentas automatizadas você adicionar ao seu site (como sistemas de CRM, chatbots, ferramentas de análise), maior será o custo mensal da operação.

Custos mensais e recorrentes

Além do investimento inicial para abrir sua loja de dropshipping, é importante lembrar que você terá custos recorrentes mensais. Estes são necessários para manter a loja funcionando e para continuar a atrair clientes.

  • Hospedagem e plataforma de e-commerce: como mencionado anteriormente, esses são custos mensais e variam de acordo com a plataforma e os recursos escolhidos;
  • Aplicativos de dropshipping: muitas ferramentas que ajudam no gerenciamento do seu negócio de dropshipping têm um custo mensal. Essas ferramentas facilitam a sincronização de produtos, gerenciamento de pedidos e comunicação com fornecedores. A melhor escolha é o Dropi, desenvolvido pela Empreender;
  • Marketing digital: o marketing é um diferencial competitivo, portanto é uma despesa que nunca para. Você precisará continuar investindo em campanhas para manter o fluxo de clientes. Embora o valor possa variar de mês a mês, é fundamental manter uma reserva para publicidade;
  • Taxas de cartão de crédito: se você aceitar pagamentos por cartão de crédito (o que é praticamente obrigatório em e-commerce), pagará uma taxa variável para a processadora de pagamentos, que depende do gateway escolhido.

Custos inesperados no e-commerce

Além dos custos óbvios, há alguns gastos que muitas vezes são subestimados ou ignorados pelos lojistas que estão começando. Veja alguns exemplos:

Devoluções e trocas

Embora você não precise lidar diretamente com o estoque no modelo de dropshipping, ainda é responsável pelo atendimento ao cliente

Isso significa que, se um produto for devolvido, talvez você pode precisar arcar com o custo de devolução ou troca, dependendo da política do fornecedor.

Por isso, é importante entrar em contato e conversar antes de iniciar a parceria. Confira alguns modelos de mensagens para enviar ao fornecedor de dropshipping.

Problemas de importação

Se você estiver vendendo produtos de fornecedores internacionais, deve estar preparado para eventuais problemas de importação, como atrasos, taxas alfandegárias ou até produtos danificados.

Caso queira evitar isso, opte por trabalhar com o estoque de fornecedores de dropshipping nacional, que também estão disponíveis no Dropi.

Atualizações de software

A tecnologia evolui rapidamente, e isso inclui as plataformas de e-commerce e os aplicativos que você utilizará. 

Sendo assim, pode ser necessário atualizar ou substituir ferramentas, o que pode gerar custos adicionais.

Planejamento é a chave para começar um negócio de dropshipping do zero!

Abrir uma loja de dropshipping no Brasil em 2024 não exige um investimento exorbitante, mas demanda planejamento e organização. 

Embora a estimativa de custos iniciais varie entre R$700 e R$3.850, o valor final pode depender de diversos fatores, como a escolha da plataforma, nicho de mercado e investimentos em marketing.

Mais importante que qualquer valor específico é o seu planejamento financeiro. Antes de dar o primeiro passo, crie um plano detalhado, faça uma pesquisa de mercado e esteja preparado para ajustar seu orçamento à medida que o negócio cresce.

Sendo assim, confira algumas dicas infalíveis para reduzir os custos iniciais da sua loja de dropshipping no Brasil:

  • Comece com o mínimo: inicie sua loja de dropshipping com um plano básico da plataforma de e-commerce e adicione recursos à medida que o negócio cresce;
  • Utilize ferramentas gratuitas: explore opções ferramentas ou planos gratuitos para iniciantes, conforme exemplificamos ao longo do artigo;
  • Crie conteúdo de valor: a produção de conteúdo de qualidade pode atrair e encantar clientes no dropshipping, reduzindo a necessidade de investir em anúncios pagos.
  • Busque parcerias estratégicas: a collab e cocriação no e-commerce é uma forte tendência, por isso, parcerias com outros lojistas ou influenciadores digitais para promover os produtos é uma ótima ideia.

Além disso, investir em conhecimento também é essencial: aplicativos como o Dropi oferecem integração facilitada com fornecedores e plataformas de e-commerce, otimizando a gestão do seu negócio de dropshipping. 

Empreender Plus

Se você gostou das nossas dicas e dos apps mencionados, vale a pena conhecer o Empreender Plus: um pacote de aplicativos totalmente personalizável, com ferramentas extremamente úteis para qualquer loja virtual. 

No Empreender Plus, você tem a disposição mais de 20 aplicativos para escolher e montar um combo com desconto de até 75%, conforme as necessidades do seu negócio, incluindo o Dropi, Landing Page e Ovni.

A partir do dia 16 de setembro de 2024, o preço do Empreender Plus será atualizado e passará de R$197 mensais, para R$297 mensais. Então, corre para assinar que dá tempo!

Agora que você tem noção de quanto custa abrir uma loja de dropshipping no Brasil em 2024, use essas ferramentas a seu favor e maximize suas chances de sucesso! Conte sempre com as soluções da Empreender!

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